5° Festival de Verão

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

De olhos vendados, visitantes usam imaginação e sentidos para apreciar obras de arte

10/02/2015 · 21h44

Conhecer uma obra de arte pelo que se ouve sobre ela é a proposta da visita guiada Corpo e percepção sonora no espaço, realizada na tarde desta terça-feira no Espaço do Conhecimento UFMG. Idealizada pela Equipe do Núcleo de Ações Educativas, a atividade explora imaginação e sentidos, fazendo o visitante vivenciar o ambiente por meio de audiodescrições.

Os monitores Dinalva, Gabriel e Laura conduziram os participantes, que tiveram os olhos vendados diante de três quadros da exposição ¡Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. A narrativa fornecia informações detalhadas das obras, como altura, técnica, forma, cores, características dos seus elementos, além da contextualização e interpretação de acordo com a cultura indígena.

Ao final de cada descrição, os alunos eram convidados a tirar a venda e procurarem o quadro, compartilhando as percepções do que viam. A artista plástica Leila de Luca participou da atividade por sugestão de um amigo também presente. “Achei muito interessante o fato de comparar a imaginação com a percepção visual. Quando vemos primeiro a obra, algumas coisas nos escapam. Por meio da audiodescrição, passamos a observar o quadro com o olhar treinado, já procurando o que ouvimos e que talvez não seria perceptível sem essa experiência.”

Com entrada franca, a atividade será realizada novamente na quarta, quinta e sexta desta semana, sempre a partir das 15h30, e não demanda inscrição prévia. As matrículas podem ser feitas antes do início da visita, na recepção do Espaço do Conhecimento.

Apoio
Belotur
Prefeitura de Belo Horizonte
FUNDEP - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa
Apoio inst.
FACE - UFMG
Apoio de mídia
Globo Minas
CEDECOM
Lei de Incentivo
Lei de Incentivo Estadual
Realização
Diretoria de Ação da Cultural da UFMG
Pró Reitoria de Extensão
Promoção
Universidade Federal de Minas Gerais

Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Cedecom/UFMG